Erros na Cozinha em CG são corrigidos

Após vistoria, MRV corrige irregularidades em refeitório e cozinha de obra em Campo Grande

A situação da cozinha e do refeitório da obra da MRV Engenharia, em Campo Grande, chegou a ser denunciada no jornal do Sintraconst-Rio de outubro. Funcionárias que serviam os alimentos sem luvas e com brincos, anéis e pulseiras; lixeiras sem tampa e janelas sem tela de proteção contra insetos foram algumas das irregularidades encontradas em visita no mês de setembro.

Em menos de dois meses, após notificação da equipe 1 da Segurança do Trabalho junto à nutricionista do Sindicato, Aline Moraes, a obra, do Minha Casa, Minha Vida, ficou de cara nova. Problemas simples foram sanados por parte da empresa.

O balcão enferrujado, onde a comida era servida, foi reparado. Lixeira, vestimenta e itens de higiene das funcionárias da cozinha e proteção nas janelas foram providenciados.

"Os pontos urgentes, que expomos durante a visita ao local em setembro, passaram por ajustes por parte da empresa", destaca a nutricionista Aline Moraes. Ela lembra que muitos dos problemas surgem pela falta de orientação dos gestores aos empregados envolvidos com a alimentação.

A equipe técnica do Sintraconst-Rio fiscaliza cozinhas e refeitórios de obra diariamente. Paralelo a isso, prepara, junto ao Sinduscon e Seconci (representantes patronais), o selo de qualidade para avaliar esses locais nas obras.

Essa avaliação deve começar em janeiro de 2014, levando em consideração as normas estabelecidas pela Anvisa, pela NR-18, pela convenção coletiva da categoria e pelo Programa de Alimentação do Trabalhador.