História

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil do Município do Rio de Janeiro, foi fundado em 01/01/1931 e na época recebeu o nome de Aliança dos Operários nas Indústrias da Construção Civil do Rio de Janeiro, de acordo com o decreto nº 19.770 de 19/03/1931. Em 1939, foi transformada em Sindicato, baixado pelo ex Presidente da República do Brasil, Getúlio Dornelles Vargas, sendo Ministro do Trabalho Lindolfo Boeckel Collor.

A Sede própria do SINTRACONST-RIO foi inaugurada em 29 de maio de 1981, no ano do Jubileu de ouro da entidade, o que correspondia a 50 anos de lutas e glórias. Diversas autoridades estiveram presentes na festa, como o ex-presidente da República Federativa do Brasil, João Baptista de Oliveira Figueiredo, além do ministro do Estado do Trabalho, Murillo Macedo, e do Delegado Regional do Trabalho o Luiz Carlos de Brito. A Sede trouxe muitas expectativas e uma nova casa para o trabalhador da construção civil.

Em 24 de abril de 2001, o SINTRACONST-RIO passou a ser presidido por Jorge Pereira Machado que ficou na direção do sindicato até o dia 28 de dezembro de 2009 data marcada pelo falecimento do mesmo. Assim assumiu o atual presidente Carlos Antonio que vem lutando para unir cada vez mais a categoria.

Hoje os associados e seus dependentes podem contar com o auxílio dos seguintes setores: Jurídico, Homologação, Previdência Social, Apoio Social, Ambulatórios e odontológicos, Departamento Sócio-Cultural, Arrecadação, Assessoria Jurídica, Segurança do Trabalho e o Departamento dos Aposentados do SINTRACONST-RIO, o Deptaconst.

A Sede Central localizada no Estácio com o endereço na Rua Haddock Lobo, nº 74/78; a Sub-Sede em Campo Grande na Zona Oeste do RJ com o endereço na Rua Taquarembó nº 124; estão prontas para realizar o melhor atendimento ao trabalhador. Ainda temos nossa Colônia de Férias no Municipio de Rio Bonito.

O atual presidente deste Sindicato investe maciçamente em todos os setores, lutando por dignidade e respeito para com os trabalhadores.

"O SINTRACONST-RIO é um dos maiores e mais fortes Sindicatos da América Latina e tem o dever de sempre melhorar a condição de vida de seus trabalhadores e suas famílias".

PRESIDENTE CARLOS ANTONIO