Sindicato sorteia carro, motos e mais dezenas de outros prêmios aos trabalhadores

Dezenas de prêmios foram sorteados na festa do Dia do Trabalhador da Construção Civil promovida pelo Sintraconst-Rio. Cerca de 10 mil pessoas, entre operários e seus familiares, participaram do evento na quadra da Unidos da Tijuca nesta segunda-feira (19 de outubro), feriado da categoria.

A festa comemorou as conquistas da categoria e também foi um ato em defesa dos direitos trabalhistas e dos empregos em todo o Brasil, diante da crise financeira e dos ajustes econômicos do governo.

Um carro e cinco motocicletas 0km estão entre os principais prêmios sorteados no evento. No total, foram mais de 70 ítens, entre TV, ar condicionado, notebook, micro-ondas e bicicleta.

O evento contou com refeições completas, com churrasco e bebidas, distribuídas para os trabalhadores e seus familiares.

"Este é o nosso dia, feriado das categorias representadas pelo Sintraconst-Rio. É momento de comemorar nossas conquistas", lembra o presidente do Sintraconst-Rio, Carlos Antonio.

"Mas ao mesmo tempo o Brasil vive um momento de crise. Ainda que nosso município respire as Olimpíadas, com muita mão de obra empregada, nós observamos as dificuldades, taxas de juros altas, inflação que não diminui", destaca o presidente.

"A construção civil tem papel fundamental na economia. Ela é a mola propulsora, cada emprego gerado no nosso setor cria pelo menos outros três empregos diretos ou indiretos", diz Carlos Antonio.

O presidente ainda apontou durante a festa a importância da ampliação das linhas de crédito e mais investimento em saneamento básico para movimentar a economia e gerar empregos.

Eleição

Carlos Antônio também destacou a eleição do Sintraconst-Rio, que ocorre no dia 9 de novembro, das 7 às 16h, com urnas de votação fixas na sede e subsedes, e com urnas itinerantes em canteiros de obra do Rio.

Pelo estatuto da entidade, quem organiza e faz a eleição são os próprios trabalhadores sindicalizados.

"O voto não é obrigatório, mas o trabalhador tem a obrigação de ir votar", destaca o presidente do Sintraconst-Rio.

Confira aqui o jornal Martelão com o edital de convocação para o pleito.

Convidados

Entre os convidados presentes na comemoração da construção civil, estavam representantes de sindicatos do Rio, o superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego no estado, Antonio Henrique de Albuquerque Filho (Toninho); o chefe de fiscalização do MTE, Narciso Guedes, e a supervisora da Superintendência do MTE, Elaine Castilhos.

Isaac Wallace de Oliveira representou a Força Sindical e lembrou a importância do setor da construção para o Rio e o Brasil.

O vice-presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Federal no Estado do Rio, Robson Paschoal Alves André, também prestigiou a festa dos operários da construção civil e afirmou que o Sintraconst-Rio é um exemplo para sindicatos de todo o Brasil.

O secretário de Governo do estado do Rio, Paulo Melo, foi mais uma personalidade que marcou presença. Ele falou sobre a força dos operários representados pelo Sintraconst-Rio.

"Antigamente os trabalhadores da construção civil eram tratados como terceira força, e hoje estão entre as principais forças para o desenvolvimento econômico e social", lembra Paulo Melo, destacando o trabalho do Sindicato.

Sorteios

O grande ganhador dos sorteios foi Ednardo Gomes, 37 anos anos.

Ele saiu com um carro Palio 0km.

"Sempre foi meu grande sonho, estou realizado", conta ele, que é carpinteiro na obra da MPE na Praça Seca.

Outro que saiu radiante da festa desta segunda-feira foi Washinton Emerik, de 39 anos. Ele foi um dos cinco ganhadores das motocicletas 0km sorteadas.

"Primeira coisa que eu quero fazer é curtir a moto, dar umas voltas com ela", conta ele, que é gesseiro na obra da empresa SIG, no Centro do Rio.

Já Marco de Souza, empregado numa obra na Penha, não conseguia segurar as lágrimas ao ouvir seu número no sorteio sendo chamado pelo presidente Carlos Antonio.

"Não acredito que ganhei a moto, não acredito", repetia ele, ao receber o prêmio.

Espaço para crianças

Entre os milhares de operários que aproveitaram o feriado desta segunda-feira na quadra da Unidos da Tijuca, estava o carpinteiro Carlos Bernardo da Silva, de 26 anos.

"Sempre que posso, venho à festa do Sindicato. É bom para relaxar e trazer a família", conta ele, que trabalha na Fábrica de Escolas (OAS), no Complexo da Maré.

Sentados ao lado de Carlos estavam seus três filhos, também bastante animados com a festa, Gabriele, de 7 anos, Graziele, 6 anos, e Joanatan, de 3 anos. As crianças se divertiam no espaço exclusivo para elas, com tobogã, pula-pula e outras atrações.

A família de José Nascimento Costa também aproveitou a festa ao máximo.

Seu filho, o pequeno Cauê, de 5 anos, brincou no Espaço das Crianças, e sua esposa curtiu as atrações musicais.

"Nós gostamos bastante de vir à festa do Sindicato, passar o feriado, fizemos isso também no 1º de maio", conta José, que é armador na empresa HRN, no Méier.

Mas não são apenas as crianças que têm local próprio na festa. Os aposentados da construção civil também garantem espaço reservado, e no camarote.

Quem marcou presença por lá foi José Ribeiro dos Santos, conhecido como Seu Ribeirinho.

"As festas do Sindicato são boas demais", conta ele, que já tem mais de 80 anos.

Churrasco completo, com vários tipos de carne, é servido aos trabalhadores

Bateria da Unidos da Tijuca deu show

Famílias descansam na área externa da quadra da Unidos da Tijuca

Colegas de trabalho se encontram na festa