Campanha Salarial 2022: as reivindicações estão na mesa

Nesta quinta-feira (27 de janeiro), os trabalhadores da construção civil, na assembleia de campanha salarial 2022, definiram sua pauta de reivindicações.

Seguindo as normas de segurança para evitar o espalhamento da Covid-19, a categoria se reuniu mais uma vez no auditório do Sindicato para definir sua pauta de reivindicações, que agora passa a ser negociada com os empresários das indústrias da construção civil.

"É hora de buscarmos o crescimento da categoria.", afirmou o presidente do Sintraconst-Rio Carlos Antonio. "No auge da pandemia, a construção civil esteve como serviço essencial, mesmo assim, muitos tiveram seus salários reduzidos. Nossos trabalhadores merecem um reajuste significativo para essa grande retomada.", complementou.

As reivindicações são as seguintes:

- Reajuste de 15% nas cláusulas econômicas, o que além dos pisos salariais, impacta diretamente no Prêmio Produtividade, assiduidade, Qualidade e Saúde, seguros, tíquetes alimentação e refeição e outros.

- Inclusão das funções Técnico em Edificações, Técnico Laboratorista, Marceneiro Pleno, Gesseiro Pleno e Auxiliar de Engenharia na tabela de pisos salariais, que atualmente estão fora.

- Manutenção nos benefícios e direitos garantidos na convenção coletiva de trabalho, como o desconto máximo de 1% no vale transporte e nos tíquetes refeição e alimentação.

A partir de agora começam as negociações com o Sindicato que representa os empresários. O presidente lembra que, neste momento, a força do trabalhador sindicalizado é fundamental: "é essencial a sindicalização. É com ela que demonstramos força, não só na mesa com os empresários, mas também diariamente nos canteiros de obras com as fiscalizações".