Comunicado sobre o funcionamento do Sindicato e alerta nos locais de trabalho

Diante da pandemia de coronavírus e das orientações e decretos governamentais, o Sintraconst-Rio estará fechado para atendimento presencial ao público externo durante as próximas semanas -- de 16 a 30 de março. (Atualização: o período foi prorrogado até 26 de maio)

----------

Durante o período de entrega das cartas de oposição à Cota de Participação Negocial Laboral, o Sintraconst-Rio estará aberto para atendimento exclusivamente para receber as cartas, conforme definido na cláusula 61ª da convenção coletiva.

----------

Nesse período de pandemia e quarentena, o trabalhador e as empresas podem entrar em contato com o Sindicato, já que haverá funcionamento interno e fiscalização nos canteiros de obra. Confira os telefones dos setores do Sintraconst-Rio:

Departamento Jurídico

Cobrança e Boletos

(21) 2196-1607 | WhatsApp (21) 96478-5891

Sócio Cultural
(21) 2196-1637 | WhatsApp (21) 96497-1373

Departamento dos Aposentados
(21) 2196-1621 e 2196-1622

O Sintraconst-Rio também orienta as empresas da construção civil a avaliar uma maneira de diminuir a exposição do contágio do coronavírus sobre seus trabalhadores.

As autoridades têm solicitado, por exemplo, a alteração no horário de serviço por parte das empresas a seus empregados evitando, assim, a lotação do transporte coletivo.

O Sintraconst-Rio está à disposição das empresas para encontrar uma solução, homologando de forma rápida as alterações no horário ou dia de trabalho dos empregados. Para tanto, basta entrar em contato com o Sindicato.

É urgente que as construtoras disponibilizem nas frentes de trabalho sabonete líquido e álcool em gel em quantidade suficiente para atender à demanda. Além disso, é preciso orientar os empregados a usar esses produtos constantemente.

A saúde pública nacional está diante de um enfrentamento delicado e é fundamental a compreensão de toda a sociedade.

Confira a seguir as orientações quanto ao funcionamento do Departamento Jurídico do Sintraconst-Rio

Considerando, as determinações contidas no Decreto Estadual, que dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo Covid-19, o SINTRACONST-RIO, vem por meio de sua Diretoria, informar que os serviços e atendimentos realizados por esta Entidade Sindical, estão suspensos pelo prazo de 30 dias a partir desta data, podendo ser prorrogado até que a situação melhore, evitando risco de contágio aos empregados e empresários.

Esclarecemos ainda, que todas as solicitações de HOMOLOGAÇÃO já agendadas ou reagendadas estão sendo canceladas e não serão remanejedas, devendo a empresa solicitar novamente somente após o SINTRACONST-RIO voltar à normalidade. Tendo em vista que a reforma trabalhista possibilitou a homologação na própria empresa do trabalhador com mais de 12 meses, excepcionalmente neste período, contrariando a cláusula 22ª da CCT, a empresa poderá realizar a homologação na própria empresa, não sendo penalizada em relação à multa do artigo 477 da CLT, desde que observado o pagamento das verbas e do FGTS no prazo legal.

Por fim, solicitamos, que todas as comunicações ou propostas (exemplo: férias coletivas, CIPA, acordo coletivo, de jornada, de banco de horas entre outros) sejam enviadas para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. para deliberação.

Assim que as atividades retornarem a normalidade será informado pelo site oficial do SINTRACONST-RIO.