Campanha Salarial 2020: pés no chão em busca da retomada de empregos

Os trabalhadores da construção civil definiram, em uma assembleia histórica, a pauta de revindicações da campanha salarial 2020.

Centenas de operários lotaram o ginásio do Sintraconst-Rio e reafirmaram a importância da união da categoria junto ao Sindicato.

As reivindicações firmadas foram a seguinte:

- 5% de reajuste nos salários e nas demais cláusulas econômicas (vale-alimentação, refeição e seguro de vida). O que garante cerca 2% de aumento real.

- inclusão de funções na tabela de pisos salariais, abarcando profissionais da construção civil que estão fora da tabela

- manutenção dos direitos e benefícios garantidos pela convenção coletiva

Os trabalhadores reafirmaram que o principal no momento é retomar os empregos que a crise levou embora. Há expectativa no setor da construção civil que no segundo semestre deste ano novos empreendimentos começam a ser erguidos e as vagas de emprego devem começar a crescer.

Em 2019, a construção civil carioca ficou estável, criando apenas 764 postos ao longo do ano.

"Estamos enfrentando a pior crise da história sem perder nossos direitos conquistados a muito custo. Agora é o momento de voltar a ocupar os canteiros com operários, com trabalho, com movimentação característica de obra", destaca o presidente do Sintraconst-Rio, Carlos Antonio.

Os trabalhadores reunidos na assembleia geral do dia 30 de janeiro também aprovaram atrelar a sindicalização aos benefícios conquistados pelo Sindicato e aprovaram também a cota de participação negocial laboral.

As reivindicações são enviadas ao sindicato dos empresários, com início das negociações para a convenção coletiva 2020.

O Sintraconst-Rio lembra que para garantir direitos e benefícios conquistados na convenção coletiva é importante que o trabalhador esteja sindicalizado.

Last modified onQuinta, 06 Fevereiro 2020 15:41