CAMPANHA SALARIAL 2019: geração de empregos e manutenção das conquistas

A campanha salarial dos trabalhadores da construção civil do Rio de Janeiro está em andamento.

Geração de emprego, manutenção das conquistas, reajuste salarial e custeio sindical são os pontos-chave da categoria neste ano.

Sofrendo muito com a crise econômica e com a falta de investimentos no setor, os operários estão unidos em uma campanha salarial difícil, mas também grandiosa.

"Tiramos uma pauta de reivindicações real, para negociarmos com os representantes dos empresários da construção a partir de dados baseados no cenário econômico carioca e brasileiro", destaca o presidente do Sintraconst-Rio, Carlos Antonio.

A proposta aprovada em assembleia tem em seus pontos principais:

- Manutenção dos direitos garantidos pela convenção coletiva.

- Reajuste de 6% nos salários e nas cláusulas econômicas. Assim, por exemplo, o Cartão Assiduidade de R$ 240,00 + 6%: R$ 254,40; vale-refeição R$ 25,00 + 6%: R$ 26,50, vale-refeição mensal R$ 550,00 + 6%: R$ 583,00...

O reajuste de 6% representa cerca de 2% de ganho real nos salários, já que a previsão da inflação para a data-base da categoria está por volta de 4%.

Diante das reivindicações aprovadas, a comissão de negociação do Sintraconst-Rio está voltada para as rodadas de negociações com o Sinduscon, entidade que representa os empresários.

A assembleia histórica dos trabalhadores da construção civil do município do Rio, que aconteceu em 31 de janeiro e lotou o ginásio do Sintracost-Rio, aprovou uma pauta de reivindicações que condiz com a realidade do setor. O edital de convocação da assembleia foi publicado no jornal O Dia, em 14 de janeiro de 2019.

"Estamos diante de uma luta principal que é a geração de empregos, e é uma luta de toda sociedade, incluindo os empresários. É preciso investimento em programas como o Minha Casa, Minha Vida e em obras de infraestrutura ", completa o presidente do Sindicato.

Os centenas de trabalhadores e trabalhadoras que compareceram à assembleia decidiram por unanimidade pela autorização da contribuição assistencial e também sindical para o financiamento das atividades sindicais. Aprovaram também uma nova proposta de custeio sindical.

Entre os participantes da assembleia, estava o servente Cosme Gomes. Ele lembra da importância da participação no evento e a união da categoria.

"Tenho muitos amigos desempregados, que estão há mais de seis meses sem trabalho. A situação está ruim e se não fosse o Sintraconst-Rio ao lado da gente, estaria ainda pior", afirma Cosme.

Last modified onSexta, 01 Fevereiro 2019 13:49