Brasil está diante de uma oportunidade histórica

por Carlos Antonio Figueiredo de Souza,
presidente Sintraconst-Rio

Nós, brasileiros, sofremos nos últimos anos com números estarrecedores: 12,5 milhões de desempregados, inflação na casa dos dois dígitos, PIB de apenas 1% e queda no poder de compra dos trabalhadores em todo o País.

Agora, com um novo governo federal, nas mãos de Jair Bolsonaro, o Brasil está diante de uma oportunidade histórica de se renovar. E renovar não só ética e politicamente, mas também mudar os rumos da economia.

A construção civil, por exemplo, amarga o pior cenário de sua história. O setor cortou mais de 1 milhão de postos de trabalho em três anos. São pais de família e jovens com imenso potencial que tiveram seus sonhos ceifados diante das consequências da estagnação econômica nacional e a corrupção generalizada. O caminho agora deve ser de transparência, estabilidade e garantia de investimento.

E a construção civil é a mola propulsora, alavanca uma cadeia de empregos também em outros setores. Combater o déficit habitacional tem um papel social fundamental.

É preciso impulsionar as parcerias público-privadas e preparar o terreno para que as empresas sintam confiança para novos empreendimentos. Por ora, Jair Bolsonaro mostrou que vai comandar um governo preparado para enfrentar os desafios da nação. Enfim, um governo que vai aproveitar essa oportunidade histórica que temos.

A junção do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, entregue às mãos do juiz Sérgio Moro, é um exemplo de que o futuro presidente coloca o Brasil no rumo certo. Moro vai comandar um superministério, incluindo órgãos de combate à corrupção, como Polícia Federal e o Conselho de Atividades Financeiras (Coaf).

Esse tipo de atitude mostra para o empresariado brasileiro um ambiente propício à estabilidade e ao investimento, gerando assim os empregos que precisamos.

Nas urnas, o Brasil disse que queria mudança e o fim da corrupção. No embalo, precisamos cobrar dos eleitos que cumpram o que prometeram em campanha.

Acredito que o governo de Jair Bolsonaro, que se inicia no dia 1º de janeiro, vai imprimir novos rumos no Brasil, desviando o País da trajetória errante na qual afundou nos últimos anos. É preciso ter esperança e apostar no Brasil unido e renovado.

Brasil acima de tudo.
Deus acima de todos.