Convenção coletiva foi assinada no dia 14 de junho. Nova regras já estão em vigor

A convenção coletiva 2018/2019 da construção civil do município do Rio foi assinada no dia 14 de junho pelo presidente do Sintraconst-Rio, Carlos Antonio, e do Sinduscon-Rio, Abrahão Roberto Kauffmann, junto à comissão de negociação de ambas as entidades.

Assim, as novas regras já estão em vigor.

A convenção garantiu reajustes de 1,4% a 17% aos trabalhadores da construção civil. Além disso, manteve os benefícios conquistados pelo Sindicato ao longo dos últimos anos.

A convenção coletiva e os reajustes nos salários são retroativos ao dia 1º de março (veja aqui a tabela de pisos).

A partir deste ano, a convenção coletiva garante o direito ao prêmio assiduidade (240 reais por mês) somente aos trabalhadores sindicalizados ao Sintraconst-Rio.

O mesmo vale para o desconto máximo de 1% no vale-alimentação/refeição. Lembrando que a legislação trabalhista permite desconto de 20% nesse benefício.

Essa foi uma decisão das assembleias setoriais históricas e soberanas de campanha salarial.

A contribuição assistencial negocial labora mensal vai de 35 a 65 reais, dependendo da função do trabalhador (confira aqui a tabela da contribuição mensal).

Caso você não seja sindicalizado, para ter direito ao prêmio assiduidade e à garantia de desconto máximo de 1% do alimentação/refeição você pode:

- clicar aqui e imprimir a ficha, preenche-la e entrega-la à empresa onde você trabalha (neste caso, não esqueça de solicitar o protocolo que está no rodapé da ficha para a empresa)
- ou imprimir a ficha, preenche-la, tirar uma foto da ficha e enviá-la para o Zap do Sintraconst-Rio: (21) 96478-5891 ou para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (nestes casos, você deve também entregar a ficha preenchida à empresa em que você trabalha).

Confira como funciona:

Não sindicalizado (carta de oposição)
Não tem direito ao prêmio assiduidade de 240 reais por mês e vai ter em seu contracheque desconto de 20% do total de seu vale-refeição/alimentação.

Sem sindicalização e com contribuição
Não tem direito ao assiduidade e tem desconto de 20% vale-refeição/alimentação. Contribui com o Sindicato com 3% do piso da sua função. Pode se sindicalizar a qualquer momento. Basta preencher a ficha e entregá-la a empresa ou imprimir a ficha no www.sintraconstrio.org.br/sindicalize-se. A ficha também pode ser enviada ao Sintraconst-Rio.

Trabalhador sindicalizado
Garante o direito ao prêmio assiduidade de 240 reais por mês e desconto de apenas 1% do vale-refeição/alimentação. Tem sua contribuição mensal ao Sintraconst-Rio reduzida, variando de 35 a 65 reais, conforme essa tabela (acesse aqui).