Pela geração de empregos: o 1º de maio do Sintraconst-Rio

Comemoração e reivindicação deram o ritmo da tradicional festa de 1º de maio do Sintraconst-Rio, na Quadra da Unidos da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Centenas de trabalhadores sindicalizados e seus familiares compareceram ao evento do Dia do Trabalhador e deixaram seu grito por mais emprego, oportunidades e justiça social no Rio de Janeiro e no Brasil.

O cenário em todo o País é de 13,7 milhões de desempregados e retração de 5,8% das vagas de emprego na construção civil só no mês de março, de acordo com o IBGE.

"Estamos aqui juntos, unidos, para dar nosso recado, por mais empregos e respeito aos direitos dos trabalhadores", destaca o presidente do Sintraconst-Rio, Carlos Antonio.

"É um dia de luta e reflexão, afinal neste ano vamos eleger o presidente da República, governador, deputados, senadores. É fundamental estar atento a isso", lembra o presidente.

Lideranças sindicais do estado do Rio também marcaram presença, como Isaac Wallace, presidente da Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico.

"Fizeram uma reforma trabalhista dizendo que era pra gerar emprego, e onde estão os empregos", questiona ele.

"É preciso fortalecer os sindicatos para combater a retirada de direitos", completa Isaac Wallace.

Além das reivindicações, a festa comemorou as conquistas da categoria, como o histórico de reajuste salarial acima da inflação garantido pelo Sindicato. Além disso, rolou sorteio de dezenas de eletrodomésticos no Bingo do Deptaconst.

O pedreiro Antonio Neves da Silva foi um dos mais de 30 trabalhadores que saíram da festa contemplados no bingo.

Antonio completou a cartela e ganhou uma televisão 32 polegadas Smart TV.

"Estava fazendo falta uma dessas lá em casa, não esperava ganhar", conta ele.

Além de dezenas de TVs e micro-ondas, também foram sorteadas 4 bicicletas.

E o servente Vladimir Cascardo foi um dos vencedores.

"Primeira vez que venho à festa do Sintraconst-Rio e já saio com um prêmio desses", diz ele, com o sorriso largo no rosto.

Quem também  compareceu à comemoração do 1º de maio com a família foi o jatista Rubens da Silva. Ele levou sua filha, que curtiu bons momentos no pula-pula do espaço infantil.

"É sempre bom vir, o ambiente é ideal, sem brigas, e encontro amigos", conta Rubens, que trabalha em uma obra no Largo da Carioca.

A animação do evento ficou por conta da banda de Jhonatan Lucca, que tocou os principais hits do sertanejo, pagode e outros ritmos.

Os amigos Marcelo da Costa Silva e Francisco Felix, ambos serventes na empresa Cofix, estavam à espera do sorteio dos bingos.

"Ano passado eu ganhei uma televisão, vamos ver se dou sorte neste ano também", conta Francisco.

"É uma boa oportunidade de curtir com os amigos, relaxar do estresse do dia a dia", completa Marcelo.

Também estiveram presentes ao evento representantes da Força Sindical e do Seconci, com Sérgio Paiva.

Serviços foram prestados durante a festa por meio de parceria com a Mary Kay e Concretta.