Já somos um Maracanã de demitidos. Nossa luta pela retomada da geração de emprego!

Carlos Antonio
presidente Sintraconst-Rio.

Nós, trabalhadores da construção civil, há muito tempo sentimos o perverso efeito da crise econômica e política que tomou conta do Brasil.

Falta de perspectiva, insegurança financeira e, principalmente, desemprego. Os números mostram que a cidade do Rio de Janeiro já acumula um Maracanã cheio de profissionais da construção civil demitidos desde o agravamento da crise, em 2015.

Somos 65.699 operários dispensados diante do fechamento de vagas no setor, conforme dados do Ministério do Trabalho (clique aqui e confira o gráfico).

Essa estatística é ainda mais grave se levarmos em consideração as vagas que não entram nos dados oficiais.

Para piorar, alguns companheiros, depois da dispensa, ainda nem receberam o que a empresa deve e outros já sofrem o baque da Reforma Trabalhista.

As equipes de fiscalização e o Departamento Jurídico do Sintraconst-Rio se deparam com isso tudo no dia a dia. Muitos trabalhadores são abandonados, sem o pagamento da rescisão, e buscam o auxílio dos advogados da entidade para abrir processo.

Seguimos diante da crise mais retumbante na construção civil do Rio, que chegou logo após a abundância de vagas de emprego em função dos grandes eventos esportivos que a cidade recebeu.

Porém, agora há uma média de 1.800 trabalhadores demitidos por mês. A cada dia, são 62 novos companheiros que se juntam à infeliz estatística do desemprego.

Se o Rio de Janeiro foi a região mais atingida pelo terremoto da crise nacional, o setor da construção civil carioca é o epicentro disso tudo. E também é desse setor que virá a retomada.

Nós, trabalhadores da construção civil, temos agora, já no início de 2018, o papel de enfrentar uma campanha salarial das mais difíceis e ter a consciência que o objetivo principal é recuperar as vagas de trabalho, esvaziar esse Maracanã de desempregados – encher o auditório do Sindicato durante a assembleia da campanha salarial, mostrando assim a força dos trabalhadores e do seu Sindicato.

A assembleia acontece no dia 25/01, no Sintraconst-Rio (Rua Haddock Lobo, 74. Estácio). Os debates têm início às 14h.

Participe, sindicalize-se, permaneceremos unidos.

Sindicato forte é trabalhador sindicalizado.