Presidente do Sintraconst-Rio defende direitos dos trabalhadores em seminário no TST

Ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e representantes dos empresários e dos trabalhadores da construção civil se reuniram no auditório TST, nesta quinta e sexta-feira (30 de novembro e 1º de dezembro), para discutir os impactos da Reforma Trabalhista no setor imobiliário.

O presidente do Sintraconst-Rio, Carlos Antonio, participou do evento e expôs a defesa dos empregados da construção civil durante o painel Negociado e Legislado: Acordos Individuais, Convenções e Acordos Coletivos, nesta sexta-feira.

"Sobre o negociado e legislado, o que podemos destacar, entre outras coisas, é que conseguimos avançar muito nas negociações. Há ainda questões que vão ser discutidas nos tribunais, mas já garantimos muitos benefícios aos trabalhadores da construção civil do Rio", afirma o presidente do Sintraconst-Rio.

Carlos Antonio relatou durante o seminário as fiscalizações que o Sintraconst-Rio faz diariamente nos canteiros de obra.

"Estamos todos os dias ao lado dos trabalhadores nas frentes de trabalho", destaca Carlos Antonio.

"O diálogo é o caminho e a negociação será a saída", completa o presidente do Sintraconst-Rio.

O presidente do Sinduscon-Rio (sindicato das empresas da construção), Roberto Kauffmann, também participou do painel Negociado e Legislado.

Já o presidente do TST, Ives Granda Filho, proferiu palestra na abertura do seminário, ainda na quinta-feira.

Ele afirmou à plateia, composta de magistrados, advogados especializados em Direito Imobiliário e representantes de entidades do setor, que a Reforma Trabalhista era “necessária e fundamental para dar segurança jurídica a todos os segmentos, entre eles o da construção civil e o imobiliário”.

Segundo o ministro, uma das virtudes do seminário é colocar juízes, advogados e procuradores em contato com o segmento para que este traga os fatos, preocupações com a realidade vivenciada, “para que saibamos e possamos aplicar o direito com tranquilidade e conhecimento de causa”.

Confira mais sobre o seminário A Reforma Trabalhista e os Impactos no Setor Imobiliário.

Com informações do TST.