Dia do Trabalhador da Construção Civil: Sindicato sorteia prêmios e reforça luta da categoria

A tradicional festa do Sintraconst-Rio em homenagem ao Dia do Trabalhador da Construção Civil reuniu milhares de pessoas na quadra da Unidos da Tijuca, no dia 16 de outubro, feriado da categoria.

O evento sorteou prêmios e contou com o Bingo Deptaconst, em apoio aos projetos de cultura e lazer aos aposentados da construção civil.

A festa foi também um grande ato em defesa dos direitos dos trabalhadores, contra o desmonte da CLT e da Previdência Social.

Mais de 40 prêmios foram sorteados, inclusive duas motocicletas, micro-ondas, TVs e bicicletas. Bolsa de 100% em cursos de qualificação na área da construção civil também foram sorteados, por meio de parcerias.

Os dois principais ganhadores foram o pedreiro José do Nascimento e o armador Marcelo da Silva .

Eles saíram da festa com uma moto 0km cada um.

"Eu já estava pensando em comprar uma moto para eu ir trabalhar, agora então...", conta José, que trabalha na empresa Calçada, na Barra da Tijuca, e foi à festa do Sintraconst-Rio com sua esposa. Além disso, de quebra, ele ainda ganhou um micro-ondas nos primeiros sorteios do Bingo Deptaconst.

Já Marcelo diz que veio confiante para a festa.

"Sou pé quente", atesta ele, que trabalha em uma obra da Direcional em Coelho Neto.

O Sintraconst-Rio ofereceu churrasco completo para os sindicalizados e seus dependentes. O evento ainda contou com o show da bateria da Unidos da Tijuca e das bandas Vibe Positiva e Forró Miau.

Reivindicações

A comemoração do Dia do Trabalhadora da Construção Civil também foi um ato de repúdio à retirada dos direitos dos trabalhadores e em defesa da aposentadoria.

"O desemprego no setor está muito grande ainda. Mas a gente fez questão de seguir com a festa do trabalhador, fomos atrás e conseguimos realizar o evento", destaca o presidente do Sintraconst-Rio, Carlos Antonio.

"Nós trabalhadores precisamos seguir unidos nesses momentos. Neste ano as negociações com os empresários para o reajuste salarial foram muito difíceis. O cenário é de pouco investimento, sem perspectivas, mas com muita luta conseguimos manter nossas conquistas", lembra Carlos Antonio.

"Não é um reajuste ideal que conseguimos, mas foi o possível diante do cenário de crise", completa o presidente. Clique aqui e leia mais sobre o reajuste aqui.

Presente ao evento, o presidente da Força Sindical RJ, Carlos Fidalgo, lembrou dos problemas da Reforma Trabalhista, como a retirada da obrigação da homologação das rescisões trabalhistas nos sindicatos, o que vai deixar os empregados sem proteção.

"Querem acabar com a classe trabalhadora com esses ataques aos direitos dos trabalhadores. Mas vamos seguir na luta, firmes", afirma Fidalgo.

Famílias

Entre os participantes da festa, estava a família de Damião Dias. Ele é operador de cremalheira em uma obra no Centro do Rio, e trouxe a esposa e o filho de 4 anos para o evento.

"Esta é a segunda vez que compareço. É muito divertido e ideal para família", conta Damião, que veio do Ceará para o Rio há dois anos.

Quem também marcou presença foi Seu Ivan, pedreiro em uma construção na Taquara. Ele trouxe dois filhos que fizeram a festa no Espaço das Crianças.

"E vamos ver se ganho algo no bingo ainda", diz Ivan.

Mobilização

Sindicatos, federações e confederações, além da Força Sindical, estavam representados na comemoração do Dia do Trabalhador da Construção Civil. A Federação dos Químicos, por exemplo, marcou presença. Do Sindicato da Saúde, estavam Ronaldo de Lima, Helio dos Santos e Cezar da Silva. O Sindicato Rural de Caxias estava representado por Beto do Amapá.

"A sindicalização é o que fortalece você trabalhador no seu local de trabalho", destacou Marquinho da Força, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Gonçalo.

O secretário-geral da Força Sindical RJ, Isaac Wallace, também participou do evento. "Com a Reforma Trabalhista, a sindicalização é ainda mais importante", lembra Wallace.

O Seconci estava representado por seu superintendente, Sérgio Paiva.

Serviços

Corte de cabelo e massoterapia foram oferecidos durante a festa na quadra da Unidos da Tijuca. Centenas de pessoas utilizaram o serviço, que foi oferecido por meio de parcerias do Sintraconst-Rio.

Confira a seguir os convênios do Sindicato que prestaram serviços na festa do Dia do Trabalhador da Construção Civil: Vem Ser, Concretta, Estácio, Mary Kay, Microlins e Instituto Monitor.