Sintraconst-Rio participa do Encontro dos Seconcis com ênfase no Pacto Global e Reforma Trabalhista

O presidente do Sintraconst-Rio, Carlos Antonio, participou do Encontro Nacional dos Seconcis (Ense), que aconteceu no Hotel Mercure, na Barra da Tijuca, entre os dias 27 e 29 de setembro.

Considerado o mais importante evento para a discussão de assuntos administrativos, estratégicos e técnicos, o Ense é promovido pelo Seconci Brasil, em parceria com o Seconci-Rio e apoio do Plano de Amparo Social Imediato (PASI).

Conforme exposto no site do Seconci, no momento em que o país enfrenta uma das maiores crises de sua história e ao mesmo tempo mudanças estruturais como a reforma trabalhista e a regulamentação da terceirização, os representantes dos Seconcis de todo o país se sentem desafiados a adotar medidas adequadas que apoiem as empresas no sentido de recuperar a atividade econômica e a retomada de seu crescimento, sem perder a essência e o compromisso com o desenvolvimento humano de todos que atuam no setor, contribuindo para o tão necessário crescimento sustentável do Brasil.

Já na solenidade de abertura do evento, as mudanças no cenário político e econômico do Brasil e o impacto dessas mudanças nas ações desenvolvidas pelos Seconcis foi tema de destaque dos discursos. O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, ressaltou a importância da troca de experiências, acrescentando que os Seconcis são a mola mestra do setor de construção, uma vez que a produtividade é cada vez mais preponderante na forma como as empresas se destacam. "O cuidado com o trabalhador é o ponto chave da melhoria dessa produtividade, daí a importância de um evento como o ENSE, dentro da missão dos Seconcis", destacou.

O presidente do Seconci-Rio, Jackson da Costa Pereira, também ressaltou a relevância da troca de experiências vividas pelos diversos estados, para que cada entidade otimize suas ações, baseando-se nas boas práticas das demais. Já o presidente do Seconci-Brasil, Antonio Carlos Salgueiro de Araújo, disse que o “Seconci, mais do que saúde é a construção levando segurança e dignidade aos trabalhadores”.

Também participou do evento Roberto Kauffman, presidente do Sinduscon-Rio.

Durante o ENSE foram discutidos assuntos como: desenvolvimento sustentável, reforma trabalhista, biossegurança na odontologia, informatização na área de saúde, desenvolvimento institucional, governança corporativa entre outros. A reforma trabalhista, tema que tem ocupado as manchetes dos jornais e preocupado empresários e gestores de todo o país, foi abordada pelo presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, Fernando Guedes, que ressaltou as importantes mudanças que ela representa no mundo do trabalho.

Um dos destaques do evento foi a adesão do Seconci-Rio ao Pacto Global. A iniciativa reforça a missão da entidade de agente transformador da indústria da construção e o seu compromisso de mobilizar as empresas para adoção de práticas que promovam valores fundamentais de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Para o presidente do Seconci-Rio a adesão ao Pacto Global está dentro do escopo principal de atuação de todos os Seconcis espalhados pelo Brasil que, há mais de 50 anos, focam seus trabalhos no desenvolvimento profissional e social daqueles que fazem parte da indústria da construção.

Com informações do Seconci