Cinco pontos sobre a alimentação no canteiro (que muito empreiteiro não quer que você saiba)

• Written by  Gabriel Martins

O Sintraconst-Rio conquistou muitos benefícios para os trabalhadores. Entre eles, está o fornecimento de alimentação adequada aos trabalhadores da construção civil.

Confira o que a empresa deve garantir na sua refeição diária.

Café da manhã

A empresa deve fornecer, gratuitamente, o café da manhã, composto no mínimo de leite, café, dois pães, manteiga ou margarina e frutas. Vale lembrar que essa refeição também deve ser servida da mesma forma aos empregados das empreiteiras da obra.

No almoço

A empresa deve fornecer pelo menos uma dessas opções:
- almoço servido no local de trabalho, com refresco de frutas.
- tíquete-refeição, no valor mínimo de R$ 25,00 por dia.
- tíquete-alimentação mensal no valor de R$ 550.

Regras gerais

Vale lembrar que aos sábados, domingos e feriados, as empresas devem dar a seus trabalhadores alojados, café da manhã e refeição, nas mesmas condições oferecidas pela empresa nos dias úteis.

A empresa contratante é responsável por garantir condições para fornecimento das refeições aos trabalhadores dos subempreiteiros por ela contratados no mesmo padrão de qualidade das refeições servidas aos seus empregados.

As empresas que possuem cozinhas em seus canteiros de obras, ou que sirvam refeições prontas a seus trabalhadores, obrigam-se a respeitar todas as exigências legais quanto à higiene no preparo da alimentação.

Em canteiros de obras com mais de 30 trabalhadores, as refeições só podem ser transportadas em caixas hot-box tipo este aqui. Ou seja: se o canteiro tem mais de 30 operários, a comida não pode ser servida em quentinha.

Na jornada estendida

Quando o trabalhador ficar mais de 10 horas no trabalho, a empresa tem que fornecer lanche, com pelo menos leite, café, pão, manteiga ou margarina.

Importante

Aviso às empresas: garantir que seus trabalhadores estejam bem alimentados no canteiro não é só uma questão de respeito, mas também de segurança na obra.

Last modified onQuarta, 09 Agosto 2017 15:15