11 fatos sobre o seu cartão assiduidade

O assiduidade é um benefício conquistado pelo Sintraconst-Rio desde 2012 para os trabalhadores e trabalhadoras da construção civil.

Confira o que a convenção coletiva diz sobre o benefício.

1 - O empregado que não tiver ausência, em cada mês, terá como prêmio um cartão alimentação no valor de R$ 240,00 a ser pago mensalmente até o décimo dia útil após o encerramento do mês.

2 - No caso de admissão do empregado depois do dia 1° do mês, a empresa deve efetuar o crédito no cartão alimentação em valor proporcional aos números de dias trabalhados no mês de admissão, caso não haja falta durante o mês.

3 - Nas demissões e no cumprimento do aviso prévio trabalhado, a empresa efetuará o crédito proporcional aos dias trabalhados.

4 - No aviso prévio indenizado, o empregado receberá valor proporcional até o último dia trabalhado.

5 - Nas férias, as empresas deverão creditar o benefício proporcionalmente aos dias trabalhados no mês, caso não haja falta do empregado.

6 – Nos casos de acidente de trabalho e trajeto com afastamento do empregado, suas ausências decorrentes do acidente serão abonadas para fins de recebimento da ajuda de custo por assiduidade no mês do acidente. Ou seja, o trabalhador recebe integralmente o benefício.

7 - Quando da utilização pelo empregado de um ou mais dias, provenientes de banco de horas, o empregado receberá normalmente o benefício.

8 - As faltas do empregado decorrentes de falecimento de cônjuge, filhos ou pais, serão abonadas para efeito de recebimento integral do cartão alimentação.

9 - Na licença maternidade, paternidade e no caso de auxílio doença previdenciário, a empresa efetuará o crédito proporcional aos dias trabalhados, caso o empregado não falte ao serviço durante o restante do mês.

10 - No caso de auxilio acidente, período efetivo de licença maternidade e outros benefícios previdenciários, o empregado não receberá o benefício.

11 - Nos casos em que as empresas suspendam o trabalho por motivo de força maior, o assiduidade (Fome zero) deverá ser pago proporcionalmente aos dias trabalhados.

Se a empresa não cumprir com essas obrigações, ligue para o setor de Apoio Social do Sindicato nos telefones 2196-1606 ou 2196-1607 e faça uma denúncia. Se preferir entre em contato pelo WhatsApp (21) 98091-3219.

Last modified onTerça, 19 Setembro 2017 15:11