Sindicato divulga resultado da campanha salarial nos canteiros de obra

As equipes do Departamento de Segurança do Trabalho do Sintraconst-Rio estão levando aos canteiros de obra a nova edição do novo jornal Martelão, com as informações sobre o reajuste salarial e a nova tabela de pisos.

O Sindicato conseguiu reajustes que chegam até a 15,8%, que é o caso da função de marceneiro. Já os pisos salariais da categoria foram reajustados em 4,5%, índice que garante aumento salarial maior do que inflação regional na data-base.

Acesse aqui o Martelão com o resultado da Campanha Salarial 2017.

É importante lembrar que o reajuste salarial é retroativo ao mês de março. Essa diferença será paga pelas empresas.

E três novas funções foram incluídas na tabela de pisos salariais: marceneiro (Grupo 1), operador de máquina aplainadora (Grupo 2) e calafetador.

Além do ganho nos salários, a categoria garantiu a permanência do cartão assiduidade (240 reais por mês) na convenção coletiva. Os empresários tentaram a todo custo retirar esse benefício.

"Neste momento em que o País tem mais de 14 milhões de desempregados, o Sindicato novamente consegue, com as negociações salariais, conquistar com muita luta um dos maiores reajustes salariais do Brasil", destaca o presidente do Sintraconst-Rio, Carlos Antonio.

"Na batalha do dia a dia e na atuação direta das equipes do Sintraconst-Rio nos canteiros de obra, o Sindicato garante o fortalecimento da categoria para superar esse momento tão ruim que atravessa o País", completa o presidente.

Mais de dez canteiros de obra recebem a visita e fiscalização das equipes do Sintraconst-Rio diariamente. Nessas visitas, além de observar as condições de trabalho dos operários e o respeito à CLT e à convenção coletiva, o Sindicato entrega o Martelão.

"O nosso Sindicato foi polivalente, nem todos receberam um aumento significativo como a construção civil", afirma Henrique Eduardo, Encarregado de Turma na empresa Quality.