Sindicato arranca os maiores índices de reajuste na atual conjuntura do País

Mesmo diante da mais grave crise econômica, o Sintraconst-Rio garantiu a manutenção das conquistas dos trabalhadores da construção civil.

O presidente do Sindicato, Carlos Antonio, reforçou diante dos empresários, na mesa de negociação, o lema Nenhum Direito a Menos.

Os reajustes conquistados chegam até a 15,8%, que é o caso da função de marceneiro.

Já os pisos salariais da categoria foram reajustados em 4,5%, índice que garante aumento salarial maior do que inflação regional na data-base.

Além disso, foram mantidos todos benefícios, como cartão assiduidade e o desconto máximo de 1% no vale-transporte e no vale-refeição/alimentação.

É importante lembrar que o reajuste salarial é retroativo ao mês de março. Essa diferença será paga pelas empresas.

E três novas funções foram incluídas na tabela de pisos salariais: marceneiro (Grupo 1), operador de máquina aplainadora (Grupo 2) e calafetador.

Manutenção das conquistas:

R$ 240,00 é o valor do cartão assiduidade (cartão alimentação) pago aos trabalhadores da construção civil do Rio.

R$ 25,00 é o valor mínimo do vale-refeição por dia. O desconto no contracheque não pode passar de 1%.

R$ 550,00 é o valor do vale-alimentação mensal. O desconto no contracheque deve ser no máximo de 1%.

1% é o desconto máximo do vale-transporte no contracheque. O Sindicato conseguiu manter esse benefício.

Seguro de vida: o benefício de R$ 26 mil destinado à família do trabalhador em caso de morte do trabalhador, cônjuge ou filho segue na convenção.

Sindicato forte é trabalhador unido e sindicalizado

por Carlos Antonio, presidente Sintraconst-Rio

Neste momento em que o País tem mais de 14 milhões de desempregados, o Sindicato novamente consegue, com as negociações salariais, conquistar com muita luta um dos maiores reajustes salariais do Brasil.

Forjado na batalha do dia a dia e na atuação direta das equipes do Sintraconst-Rio nos canteiros de obra, o Sindicato garante o fortalecimento da categoria para superar esse momento tão ruim que atravessa o País.

Precisamos de cada um, trabalhador e trabalhadora da construção civil, que se empenhe em uma luta maior, que é em defesa dos nossos direitos trabalhistas e previdenciários, que estão tentando nos tirar junto ao Congresso Nacional neste momento tão delicado.

Você, trabalhador e trabalhadora, que ainda não se sindicalizou, precisa fazer sua carteira sindical. Não há custo algum. Procure o Sindicato ou as equipes nos canteiros de obra. Só assim, fazendo a sindicalização, e com a sua participação, garantimos nossa união e teremos um Sindicato ainda mais forte, que possa ampliar e manter as nossas conquistas.

Não podemos desanimar diante das adversidades. Vamos manter a nossa união. Não basta só a diretoria e o presidente do Sintraconst-Rio estarem atuantes, é preciso a participação ativa da categoria nas mobilizações e ações nos canteiros e fora dos canteiros para fortalecer seu Sindicato.

Não seja omisso diante das irregularidades em sua frente de trabalho. Lligue, entre em contato com o Sintraconst-Rio. Denuncie.