REAJUSTE nos salários: negociações em andamento

ATUALIZAÇÃO: Clique aqui e confira o reajuste conquistado pelo Sindicato

Já iniciou a rodada de reuniões entre o Sintraconst-Rio e os representantes dos empresários para definir o reajuste salarial deste ano.

Essas negociações acontecem em meio à profunda crise financeira que derrubou os investimentos em todo o Brasil, principalmente no Rio de Janeiro. O Estado, inclusive, vive sua crise particular após o período dos Jogos Olímpicos.

“O principal foco é a manutenção dos empregos e dos benefícios conquistados. Não vai faltar empenho da nossa parte para garantir o melhor acordo para os trabalhadores. Vai ser difícil, mas estamos na luta”, destaca o presidente do Sintraconst-Rio, Carlos Antonio.

Os empregos na construção civil diminuíram em cerca de 70% no município do Rio de Janeiro.

A assembleia da categoria, que aconteceu em janeiro, foi histórica. Além da Sintraconst-Rio em defesa dos direitos dos trabalhadores manutenção do vale alimentação (cartão assiduidade), a proposta aprovada busca aumento de 9% nos salários.

A inflação para a data-base da categoria ficou em 4,76% pelo IPCA. Dessa forma, um reajuste de 9% garantiria 4,24% de aumento real (acima da inflação) nos salários.

Também está em discussão o valor do vale- refeição. E o Sindicato busca manter o desconto de apenas 1% no vale-transporte – enquanto que a lei permite desconto de até 6%.

As negociações podem levar meses. O momento é de paciência para saber a hora de avançar.

Os trabalhadores podem acompanhar as novidades sobre o andamento das negociações pelo site www.sintraconstrio.org.br e pelo Facebook da entidade (facebook.com/sintraconstrio).