Campanha Salarial 2017: categoria mostra força em busca de avanços

A campanha salarial dos trabalhadores da construção civil do município do Rio de Janeiro está em andamento.

A pauta de reivindicações da categoria foi definida em assembleia que lotou o salão do Sintraconst-Rio, no dia 26 de janeiro. Foi uma assembleia histórica que mostrou a força da categoria em um momento turbulento de crise econômica e política.

"Não vai faltar empenho, não vai faltar luta para que possamos avançar na campanha salarial", destaca  o presidente do Sintraconst-Rio, Carlos Antonio.

A proposta apresentada pela comissão de negociação do Sindicato à comissão dos empresários é realista, já leva em consideração o cenário econômico nacional.

Confira a seguir os itens da pauta de reivindicações aprovados na assembleia:

- Reajuste de 9% nos salários
- Cartão Assiduidade: 262 reais
- Vale refeição 28 reais por dia ou vale-alimentação de 616 por mês
- Reajuste de 9% nas demais cláusulas econômicas

O índice de reajuste de 9% representa reposição da inflação (5,89% na data-base de 1º de março, de acordo com projeção) e mais aumento de cerca de 3%.

Veja o vídeo da assembleia:

A assembleia também aprovou por unanimidade a manutenção da contribuição assistencial.

Agora, com as reivindicações definidas, começam as rodadas de reuniões com os patrões.

"Vamos em busca do reajuste, da manutenção dos direitos e da retomada do emprego na construção civil", completa o presidente Carlos Antonio.

O acordo entre trabalhadores e empresários que define as cláusulas da convenção coletiva 2017 pode levar meses.

Portanto, este é o momento em que a categoria precisa ter paciência, pois apressar as negociações pode resultar em perdas.

Entre os mais de 500 trabalhadores que lotaram o Sintraconst-Rio para a assembleia, estava o auxiliar de almoxarife Flávio dos Santos.

Ele trabalha em uma obra da MRV Engenharia, em Campo Grande, e afirma que dá orgulho ver o Sindicato lotado.

"Eu faço parte dessa categoria, portanto me anima muito ver tanta gente aqui lutando pelos nossos direitos", conta Flávio.

Clique aqui e veja mais fotos da campanha salarial.