Tá calor? Sindicato alerta: empresas devem seguir normas e respeitar orientações

Verão no Rio de Janeiro: o termômetro marca 40 graus, mas a sensação térmica passa dos 50 graus. Portanto, é importante lembrar que o canteiro de obra deve seguir à risca principalmente as Normas Regulamentadoras de número 15, 18 e 21 (NR-15, NR-18 e NR-21).

Além disso, a convenção coletiva de trabalho assinada pelo Sintraconst-Rio também aponta para cuidados com a saúde do trabalhador em temperaturas elevadas.

O protetor solar, por exemplo, deve ser oferecido pela empresa aos seus empregados gratuitamente. E os trabalhadores devem usá-lo para evitar queimaduras e doenças, como o câncer de pele.

No canteiro também deve ter água refrigerada à disposição dos operários. O bebedouro tem que estar no máximo a 15 metros de distância vertical e a 100 metros de distância horizontal. Hidratação é fundamental para manter a saúde em dia e evitar acidentes de trabalho e risco de morte.

A NR-15 ainda estabelece que a exposição ao calor tem limites de tolerância, conforme o Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo, o IBUTG.

As empresas devem estabelecer medidas especiais para proteger os trabalhadores contra exposição excessiva ao sol.

Áreas de trabalho com betoneira ou de carpintaria, bancada de corte ou de dobra de aço, por exemplo, devem estar protegidas do sol.

Vale lembrar: os períodos de descanso determinados pelas normas regulamentadoras são considerados tempo de serviço, ou seja, não podem ser descontados. E o local de descanso deve ser um ambiente protegido do calor.

Qualquer dúvida ou denúncia, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Trabalhador do Sindicato: (21) 2196-1606 ou (21) 2106-1607. WhatsApp: 98091-3219.