Sintraconst-Rio tem prestação de contas aprovada por unanimidade

Durante assembleia que lotou o auditório do Sindicato na manhã deste sábado (26 de novembro), a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do Sintraconst-Rio.

O encontro deliberou sobre o balanço geral financeiro e patrimonial de 2015 e a proposta orçamentária para o ano de 2017, conforme edital de convocação publicado no jornal O Dia, que segue orientação do estatuto da entidade.

Centenas de trabalhadores de diferentes canteiros de obras participaram da assembleia, além de profissionais aposentados da construção civil.

O presidente do Sindicato, Carlos Antonio, destacou a transparência da entidade na prestação de contas e falou também dos desafios da categoria diante da crise econômica nacional.

"Há muita luta pela frente, precisamos recuperar os empregos e também manter nossos direitos que estão a perigo com as reformas da Previdência e Trabalhista", destaca o presidente.

"No caso da Previdência Social, por exemplo, aceitamos discutir o assunto como um todo, não apenas a Previdência dos trabalhadores do setor privado, já que esta não é deficitária", completa Carlos Antonio.

Comparecimento

O ajudante Cosme Gomes foi um dos centenas de trabalhadores que compareceram à assembleia. Ele lembra da importância de estar presente e decidir os rumos da categoria.

"O Sindicato sempre nos ajudou, está ao nosso lado", conta Cosme, que recentemente foi contratado para obra de reforma do Hospital São Vicente de Paulo, na Tijuca.

"A assistência médica garantida pelo Sindicato é um exemplo, me ajuda muito, ainda mais nesta situação de crise que o estado está passando", conta Cosme.

"Quando sofri acidente de trabalho e quebrei o dedo, fiz fisioterapia toda pela assistência médica oferecida pelo convênio do Sintraconst-Rio", completa o ajudante.

Outro operário que compareceu ao evento foi Francisco de Oliveira, pedreiro na obra Led 5, da Leduca, no Recreio dos Bandeirantes.

"O Sindicato passa o ano lutando pela gente, agora viemos à assembleia para fortalecer mais um pouco a nossa entidade", conta Francisco, que estava acompanhado de mais oito trabalhadores da Led 5.

"O cenário econômico está horrível, tem muito colega que reclama do trabalho, mas eu lembro que lá fora está pior", diz Francisco.

2017

A assembleia de prestação de contas é o último grande evento do Sintraconst-Rio no ano. O próximo encontro com os operários acontece logo no início de 2017, já na assembleia de campanha salarial, que vai definir a pauta de reivindicações que será negociada com os empresários.

"Para o ano que vem, desejamos muita saúde, emprego e renda para nós trabalhadores. E esperamos que nossos governantes possam olhar com mais carinho para o povo brasileiro", destaca Carlos Antonio.