Sintraconst-Rio sorteia cinco motos e outros prêmios em festa ao trabalhador

Mais empregos, menos juros e a garantia da manutenção dos direitos, benefícios e aposentadoria dos trabalhadores.

Essas foram as principais reivindicações ecoadas na tradicional festa do Sintraconst-Rio, em homenagem ao dia do trabalhador da construção civil (terceira segunda-feira de outubro).

Milhares de trabalhadores e seus familiares compareceram ao evento na quadra da Unidos da Tijuca, neste 17 de outubro. O Sindicato sorteou cinco motocicletas 0km e vários outros prêmios, como ar-condicionado, TV, notebook, além de bicicleta.

Reivindicações

O presidente do Sintraconst-Rio, Carlos Antonio, frisou a importância da realização do evento.

"Mesmo com crise econômica nacional, manter essa festa é um compromisso, é direito conquistado do trabalhador", destaca o presidente.

Ele também reforçou as bandeiras de luta da categoria e as discussões em Brasília, como a Reforma da Previdência e a Reforma Trabalhista.

"Não temos problema em debater, mas vamos debater sobre a seguinte perspectiva: nenhum direito a menos aos trabalhadores", lembra o presidente. "Não se pode fazer reformas e piorar o que já existe", completa.

Sorteio

A animação da festa foi ainda maior quando o sorteio começou. E o pintor Evander Ribeiro foi um dos cinco sindicalizados que saíram do evento com uma motocicleta 0km.

"É muita emoção, essa moto vai me quebrar o maior galho", conta ele, que trabalha na empresa MA.

Assim que ouviu seu número sendo falado no microfone, Evander saiu correndo com seu prato de churrasco na mão em direção ao palco da quadra da Unidos da Tijuca para pegar o prêmio.

Outro trabalhador que ganhou uma moto 0km foi Antônio Salvador, pedreiro na empresa IMM.

"Estou muito contente, nem sei o que vou fazer com o veículo", desabafa ele, que veio da Paraíba para o Rio trabalhar na construção civil.

O armador Vilson Mello também saiu com o sorriso de orelha a orelha. Ele foi um dos ganhadores das três TVs de 32 polegadas sorteada entre os trabalhadores.

"Essa televisão aqui é para ver jogo do Flamengo", diz Vilson.

Já Jairo das Chagas, guincheiro na obra da Garcia Barrientos Engenharia na Ilha do Governador, faturou um micro-ondas novinho, na caixa.

"Poxa, primeira festa que eu compareço e sou premiado", conta Jairo.

Família

Entre os milhares de operários da construção civil que marcaram presença na comemoração, estava o pernambucano Roberto Cabral. Empregado em uma obra no Humaitá, da Tempo Engenharia, ele conta que a animação das festas do Sindicato o empolga.

"Essa é a terceira vez que venho, gosto de prestigiar as festas do Sintraconst-Rio", diz Roberto, que compareceu acompanhado de sua esposa.

Assim como Roberto, Alcimar Santana também foi um dos primeiros a chegar à festa. Alcimar, que trabalha na obra do Hospital Samaritano, em Botafogo, estava acompanhado da esposa e do filho.

"Essa é a segunda festa que compareço. Sair de casa, vir pra cá, é bom para tirar o estresse do dia a dia", conta ele.

Crianças e Aposentados

Como de costume, as crianças e aposentados têm espaço exclusivo na festa.

Refeição

Churrasco completo faz parte da refeição servida aos trabalhadores e seus dependentes.

Apresentações

Na parte da tarde, antes dos últimos sorteios da festa, as passistas da Unidos da Tijuca deram show no palco. Talento, samba no pé e muito gingado. Elas estavam acompanhadas pela Bateria Pura Cadência, da Unidos da Tijuca.

Quem também deu show no palco foi a banda de samba e pagode Dialeto.

Confira aí.

Convidados

Além da Força Sindical, dezenas de sindicatos estiveram representados na festa, como o sindicato dos Químicos, Metalúrgicos e Borracheiros.

Clique aqui e veja mais fotos do evento