Construtora Passos caminha contra as normas de segurança

O Sintraconst-Rio flagrou graves irregularidades na obra do empreendimento Residencial Santiago II, da Construtora Passos, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio.

A empresa desrespeita várias normas de segurança que colocam os cerca de 70 operários do canteiro em risco de morte.

Confira a seguir algumas irregularidades encontradas pela fiscalização do Sindicato durante visita à obra nesta segunda-feira (10 de outubro):

- canteiro sem sinalização de segurança
- estruturas sem aterramento elétrico (risco de choques), há aterramento no bebedor, mas  sem a medição ôhmica e projeto de aterramento
- poste elétrico com condutores, que geram risco de morte aos trabalhadores por choque elétrico
- não há projeto de instalação elétrica provisória
- buracos no chão sem isolamento (queda)
- caixas de distribuição elétrica e quadro terminal fixo em desconformidade com a NR-10
- proteção de madeira em caixas elétricas
- desvios de função (servente faz trabalho de operador de betoneira e vibrador de concreto)
- Construtora Passos não paga periculosidade aos eletricistas e insalubridade a quem trabalha com vibrador de concreto
- bebedouros sem higienização
- pontas de vergalhão sem proteção
- materiais como areia e brita armazenados sem baias de divisão
- trabalhadores foram trazidos de fora do estado do Rio e não recebem adicional de transferência de 25% sobre o salário.

"Qual o objetivo da empresa em trazer operários de outro estado se temos aqui no Rio mão de obra qualificada que esta à procura de trabalho", questiona Rafael Alves, líder da equipe 1 do Departamento de Segurança do Trabalho do Sindicato.

Ao flagrar essas irregularidades na obra em Santa Cruz, a equipe de fiscalização do Sintraconst-Rio notificou no ato a administração do canteiro.

"Os trabalhadores estão à mercê da sorte nessa obra, são vários os desrespeitos às normas de segurança", aponta o líder da equipe 1 do Departamento de Segurança do Trabalho do Sintraconst-Rio, Rafael Alves.

Alguns operários relataram que a construtora não fornece equipamentos de proteção individual.

"Nós vamos seguir pressionando a empresa, ela deve respeitar os trabalhadores", destaca o líder da equipe 1.

Se for preciso, o Sindicato vai encaminhar denúncia ao Ministério do Trabalho e ao Ministério Público.

A Construtora Passos é de Minas Gerais, com sede em Belo Horizonte.

O empreendimento Residencial Santiago II é parceiro da Caixa Econômica Federal e está dentro do programa Minha Casa Minha Vida.

A dúvida que fica é sobre a qualidade do serviço realizado pela empresa, já que no que diz respeito à segurança de seus trabalhadores no canteiro de obra, a construtora deixa muito a desejar.

Além da equipe 1, participaram da fiscalização na obra as equipes 2, 3, 4, 5, 7 e 10 da Segurança do Trabalho do Sindicato, junto com o supervisor José de Almeida.